25 de fevereiro de 2011

Atlético-MG x América-MG terá duelo de gerações






 O clássico do próximo domingo entre Atlético-MG e América-MG, válido pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, será marcado pelo encontro de duas gerações. De um lado, Renan Ribeiro, goleiro do Galo, de apenas 20 anos. Do outro, o experiente Flávio, de 40 anos, e dono da camisa 1 do Coelho desde o ano de 2008.

Em 1991, quando Flávio disputava a sua primeira temporada como titular pelo CSA, de Alagoas, Renan Ribeiro sequer tinha completado um ano de vida.

Renan Ribeiro, camisa 1 do Galo, tem apenas 20 anos. Já Flávio, goleiro do Coelho desde o ano de 2008, 40




Apesar da pouca idade, Renan Ribeiro vem se firmando cada vez mais na meta do Atlético. O camisa 30 é titular absoluto desde o fim da temporada passada e disputará o seu primeiro clássico diante do América.

Renan subiu para o elenco principal do Atlético no ano passado. Contudo, quando Luxemburgo era treinador do Alvinegro, o jovem não tinha oportunidades. Com a chegada de Dorival o arqueiro tornou-se titular.

No clássico, Renan terá a oportunidade de enfrentar Flávio, que, para o goleiro atleticano, é modelo a ser seguido no futebol.

– O Flávio é um espelho para qualquer jogador. Pela idade que tem, ele, sem dúvida, se cuidou durante toda a carreira. Além disso, teve dedicação, empenho e força de vontade, porque não é fácil chegar à essa idade ainda jogando. Quero poder repetir isso.

Chegar aos 40 anos e continuar tendo atuações que orgulham a sua torcida. Flávio, o espelho de Renan Ribeiro e camisa 1 americano, tem essa experiência.

Contratado em 2008, quando tinha 37 anos, Flávio já disputou 221 partidas pelo Coelho, sempre como titular. O segredo para alongevidade no gol americano e na carreira? O goleiro explicou  qual é o seu diferencial.

– Nada na vida vem sem o trabalho. Tem de perseverar sempre. Procurar se aperfeiçoar todos os dias, pois a posição de goleiro requer muita dedicação. Trabalhar muito e manter a humildade. Esse é o segredo – acredita Flávio.

Profundo conhecedor do futebol, Flávio crê que o arqueiro atleticano tem plenas condições para alçar voos mais altos na carreira.

– Renan Ribeiro vem mostrando, desde o ano passado, que tem condições de ser titular no Atlético durante muito tempo. Apesar de ser jovem, ele tem uma qualidade que é essencial para um goleiro: a tranquilidade. Quero que ele mantenha essa determinação e essa humildade, pois ele tem condições de chegar à Seleção. Torço para que ele alcance esse objetivo – explicou o goleiro, que para Renan Ribeiro pode decidir o clássico ao seu lado.

– Nós podemos fazer a diferença neste clássico. Mas, para isso, precisamos contar com a ajuda de nossos companheiros. Sozinhos, não conseguiremos fazer nada em campo – disse Renan.


Bate-bola com Renan Ribeiro:


CNN do GALO pergunta : Como está a preparação?

Renan Ribeiro: Como todo clássico, a partida será decidida nos detalhes. Um erro pode ser fatal e acabar com todo o jogo. Por isso, me preparo muito, principalmente, o meu psicológico para entrar tranquilo em campo.

CNN do GALO: Espera repetir as recentes atuações contra o América?

Renan Ribeiro: Se quero ir bem, ainda preciso ficar atento e me preparar psicologicamente para fazer um bom jogo contra o América.

CNN do GALO: Como parar Fábio Júnior?

Renan Ribeiro: O Fábio Júnior é um excelente atacante. Mas o Atlético também tem ótimos jogadores lá na frente. Preciso ajudar a defesa no posicionamento.
Bate-bola com Flávio:

CNN do GALO: O clássico deste domingo será o confronto do líder contra o vice-líder. Tem favorito?

Flávio: Clássico é clássico e não tem favorito. Mas hoje ele seria o Atlético. É um time muito entrosado, encorpado e com muita qualidade no ataque. Só que, às vezes, o favoritismo não é suficiente para chegar à vitória. Em clássico tudo pode acontecer e a nossa expectativa é de que nos seja um resultado favorável.

CNN do GALO: O que esperar do Atlético?

Flávio: Sabemos da força do Atlético. Temos a consciência de que eles crescem com o apoio do torcedor e, por isso, não poderemos dar espaços durante o jogo. A marcação precisará ser perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário