4 de julho de 2011

Dorival precisará colocar seu lado psicólogo em prática


Treinador fez com maestria a função de psicólogo na reação em 2010 e agora precisa voltar às origens do seu trabalho

Dorival Júnior conversa com os jogadores do Atlético-MG na Cidade do Galo (Foto: Gil Leonardi) 
Dorival tem conversado com os jogadores
para saber os motivos da queda do time 

As duas últimas atuações do Atlético, nas quais foi goleado por Flamengo e Internacional, sofrendo oito gols, pode ter revelado um momento de instabilidade emocional dos jogadores que formam o elenco.


O time alvinegro até consegue jogar de igual para igual com os seus adversários, mas no momento em que sofre um gol, jogo para de fluir e bate o desespero por conta da necessidade de chegar à vitória.

Contra o Rubro-Negro, o Galo até abriu o placar com Dudu Cearense, mas depois levou quatro gols em sequência. Diante do Colorado, Daniel Carvalho acertou o travessão e minutos depois o rival fez o primeiro e o segundo gols, influenciando na goleada.

Neste momento, talvez o técnico Dorival Júnior esteja tentando resgatar o belo trabalho feito na reta final do Brasileirão do ano passado, quando colocou em prática com maestria o seu lado psicólogo.
Com apenas 13 partidas a serem disputadas e numa situação em que muitos já davam o Galo como rebaixado, o treinador conseguiu mexer com o emocional de seus atletas, resgatando a confiança de cada um. O resultado foi colhido dentro de campo.

Naquela ocasião, Dorival Júnior exibiu filme sobre superação, enviou cartas dos familiares a seus jogadores e até mesmo levou palestrante para realizar preleção (veja abaixo as táticas utilizadas).
Na semana passada, o comandante chegou a conversar com o grupo por mais de uma hora antes do treino, permitindo que os jogadores dessem as suas opiniões sobre o que estaria acontecendo para a queda de rendimento. Mas parece não ter adiantado...

Depois da derrota vergonhosa para o Internacional, Dorival Júnior admitiu que a equipe se perdeu emocionalmente depois de ter sofrido o primeiro gol. Porém, o treinador tem plena confiança na recuperação do Atlético.

- Sentia que teríamos problemas diante do Inter, tomamos um gol, a equipe desabou e emocionalmente se perdeu. Continuo o trabalho com toda segurança e certeza de que estamos no caminho. Dois acidentes aconteceram, mas toda equipe está propensa a isso – disse Dorival.

Táticas usadas por Dorival Júnior para passar confiança em 2010

Filme de superação - Logo que assumiu o Galo, Dorival Júnior exibiu o filme "Homens de Honra", no qual um jovem negro e pobre tem o sonho de ser mergulhador, mas até chegar ao objetivo, sofre muito preconceito.

Cartas dos familiares - Jogadores receberam cartas das famílias, que mostravam confiança no potencial de cada um. Tardelli revelou que chegou a chorar ao ver os recados de sua esposa e sua filha.

Palestra motivacional - Na véspera do clássico contra o Cruzeiro, o ex-capitão do Bope, Paulo Storani, deu uma palestra para os jogadores. O Galo venceu a Raposa e todos enalteceram a conversa.

Cabeça de técnico
Precisamos de uma mudança de comportamento e de postura. Tomamos gol e nos entregamos completamente. São fatos inexplicáveis pelo momento. Se fosse início de temporada, tudo bem... Mas agora já com uma estrutura montada e mantendo regularidade, fica difícil explicar. Mas não tenho dúvidas de que tenho competência para tirar o time desta situação e nós vamos nos recuperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário