27 de novembro de 2010

Goiás, adversário de domingo, traz boas recordações ao ídolo Marques


Ex-atacante marcou o 1000º gol atleticano em brasileiros diante da equipe goiana. Ele torce para que o adversário volte a dar sorte ao Atlético-MG

O Goiás pode voltar a marcar um momento importante na história do Atlético-MG. É o adversário do time mineiro neste domingo, partida que pode confirmar a permanência do Galo na Série A.

Mas, vamos voltar no tempo. Há nove anos, um outro episódio fez com que a equipe goiana participasse de mais um momento atleticano. Era 30 de setembro de 2001. O Galo perdia por 1 a 0, no Serra Dourada e tentava, a todo custo, empatar a partida. O que aconteceu daí em diante, o protagonista daquele jogo não esquece.

- Lembro que, no primeiro tempo, Guilherme e outros tiveram chances de marcar e eu não tinha tido nenhuma. No segundo, fui o escolhido. O gol foi plasticamente bonito. Gilberto Silva enfiou a bola, do meio campo, e eu, na velocidade, deixei o zagueiro para trás. O velho e bom Harley saiu para abafar a bola e eu dei um toque bem sutil - relembra, em detalhes, o ex-atacante Marques.

Era o gol de número 1.000 do Atlético-MG em campeonatos brasileiros. A expectativa sobre quem o marcaria era grande. No time daquela época, dois candidatos de peso: Guilherme e Marques.

- Para mim, foi um lance de destino, um momento histórico - avalia Marques, que revela ter guardada a narração do milésimo gol em rádio e que também sempre assiste ao lance, gravado da televisão ecial na carreira desse paulista que adotou Belo Horizonte como a cidade para viver e criar a família depois de pendurar as chuteiras. Ele mesmo não sabe escolher um só.

Tive outros, como quando voltei para o Galo depois de jogar no Japão. Não me esqueço de quando cheguei na sede do clube. Haviam centenas de torcedores me esperando, gritando meu nome. Foi emocionante. Na reestreia, contra o São Caetano, em 2005, tinham 50 mil atleticanos no Mineirão, entrei e fiz dois gols. E, para fechar, o do Ipatinga (quando marcou o gol do título de campeão mineiro e fez da camisa do Galo uma bandeira, usando o mastro de córner). Veja os melhores momentos da partida no vídeo ao lado.

Deputado torcedor

Lembranças à parte, Marques hoje é Vossa Excelência. Segundo deputado estadual mais votado em Minas Gerais, com 153.225 votos, ele tem passado as últimas semanas visitando a Assembleia Legislativa do estado, conhecendo as dependências, futuros colegas e se adaptando a nova vida fora dos gramados.

Mas sem deixar o coração, agora de torcedor atleticano, de lado. Marques aposta todas suas fichas em uma boa vitória domingo, diante do Goiás. E, também, em um futuro melhor para o Atlético-MG daqui para frente - e na elite do futebol nacional.

- Depois de um período muito difícil, onde as coisas não se acertaram com o Luxa, veio o Dorival e o time se encaixou. O time conseguiu superar um momento conturbado, na zona de rebaixamento, e merece ficar na Série A. Acredito que o grupo está no ápice da motivação. É ruim falar de uma situação como essa, pois o Atlético é grande e merecia estar brigando lá em cima, pelo título. Mas acredito que tenha sido um ano de aprendizado para todos. E que em 2011 teremos um ano muito melhor.

É o que esperam Marques e milhões de atleticanos espalhados por BH, por Minas e pelo mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário