13 de dezembro de 2010

Galo ganha duas posições e é a 10ª marca mais valiosa entre clubes brasileiros, diz estudo


 

De acordo com um estudo realizado pela empresa Crowe Horwath RCS, que avalia as marcas mais valiosas do futebol brasileiro, o Atlético ocupa a décima colocação. O valor seria de R$ 110,3 milhões. Em 2009, a marca do Galo valia R$ 91,8 milhões e era a 12ª.
Dono da maior torcida do Brasil, o Flamengo segue poderoso, mas já não ostenta a liderança do ranking das marcas mais valiosas do futebol nacional. As muitas ações de marketing desde a chegada de Ronaldo e, principalmente, do centenário do clube, além da grande presença de público nos estádios, levaram o Corinthians a se tornar a marca de maior valor em 2010: R$ 749,8 milhões.

 


No estudo realizado pela Crowe Horwath RCS, o São Paulo também conseguiu importante avanço e assumiu o segundo lugar, com R$ 659,8 milhões. O Flamengo agora é o terceiro, com a marca avaliada em R$ 625,3 milhões. Enquanto o Palmeiras se manteve na quarta posição (R$ 444,1 milhões), o Vasco ganhou duas em relação a 2009 e agora é sétimo. O campeão brasileiro Fluminense, curiosamente, caiu uma colocação.
A metodologia utilizada pela Crowe Horwath RCS tem 18 diferentes variáveis entre dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo da torcida e dados sociais e econômicos do mercado em que atuam os clubes analisados. Os valores diretamente relacionados ao cálculo do valor da marca foram consolidados em quatro macro receitas: marketing, estádio, sócios e mídia.
Embora alguns clubes tenham crescido mais que outros, os 12 maiores apresentaram evolução nos últimos anos. Líder em 2009, o Flamengo perdeu duas posições e passou a ser o terceiro em função da evolução da receita - sem considerar transferências de atletas - de seus concorrentes diretos, Corinthians e São Paulo.
Os três, porém, levam vantagem em relação à maioria dos outros clubes porque não perdem grande participação entre o público feminino e crescem consideravelmente entre os torcedores de 16 a 24 anos. "O estudo mostra um crescimento do Flamengo em valor de marca, só que inferior ao registrado por Corinthians e São Paulo. Ou seja, todos estão crescendo, a diferença está no ritmo de cada um", afirmou Amir Somoggi, responsável pelo trabalho.
Clube – valor da marca em milhões de reais
Corinthians – R$ 749,8 milhões
São Paulo – R$ 659,8 milhões
Flamengo – R$ 625,3 milhões
Palmeiras – R$ 444,1 milhões
Internacional – R$ 268,7 milhões
Grêmio – R$ 222,8 milhões
Vasco – R$ 156,5 milhões
Santos – R$ 153,3 milhões
Cruzeiro – R$ 139,6 milhões
Atlético – R$ 110,3 milhões
Fluminense – R$ 104,2 milhões
Botafogo – R$ 89,9 milhões

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