31 de maio de 2011

Perto da estreia pelo Atlético-MG, Dudu Cearense fala de sua expectativa


Volante deve ser relacionado para partida contra o São Paulo, dia 8 de junho

Dudu Cearense, jogador do Atlético-MG (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com) 
Dudu voltou ao futebol brasileiro após oito anos

Dudu Cearense foi apresentado como um dos principais reforços do Atlético-MG para o Brasileirão no dia 8 de abril e exatamente dois meses depois poderá fazer sua estreia com a camisa do Galo. O time recebe o São Paulo, na Arena do Jacaré, às 21h50m (de Brasília) e Dudu deve ser relacionado para a partida. O jogador se diz ansioso para mais um desafio na carreira.


- Estou bem próximo da minha estreia. Estou muito ansioso. Mas não depende só de estrear, não é assim. Sou muito grato à comissão técnica pela paciência comigo. Estou fazendo os trabalhos físicos há quase um mês e agora é a parte técnica que vai sair, nos coletivos. Espero estar apto, espero estar 100%, mas só vou conseguir isso com ritmo de jogos.
O volante atleticano diz que está cumprindo à risca o cronograma traçado quando chegou ao clube e que aprimorou sua condição de jogo nos últimos dias.

- A programação foi esta, a partir do terceiro jogo. Devo estar na relação contra o São Paulo. Eu evoluí muito nas últimas semanas. Agora vou dar um pouco mais pra estrear. Vai ser muito gratificante.
A boa fase do Atlético-MG, que conseguiu duas vitórias nas duas primeiras partidas do Campeonato Brasileiro, é ressaltada por Dudu Cearense. O volante fala também do bom ambiente entre os jogadores do Galo.

- As boas atuações do time são reflexos do que foi feito durante a semana. Quando você tem uma semana proveitosa, com todos trabalhando forte e treinando muito, isso se reflete nos jogos. Todos estão de parabéns, não só os jogadores, mas a comissão técnica também. O grupo é excelente, o ambiente de trabalho é ótimo. Estou adorando estar aqui no Atlético-MG. O grupo é feito de união, não importa quem vai jogar. A briga é sadia. Fiquei torcendo muito, nas partidas contra Atlético-PR e Avaí, mesmo estando de fora.
 
Carreira internacional

Dudu Cearense foi revelado nas categorias de base do Vitória. Após vencer a Copa América de 2003 com a Seleção Brasileira, o jogador se transferiu para o Kashiwa Reysol, do Japão. Depois jogou no futebol francês (Rennes), russo (CSKA Moscou) e grego (Olympiakos). Os oito anos fora do país foram importantes para Dudu, mas a vontade de retornar à terra natal falou mais alto.
- Eu falei com minha esposa pra gente voltar ao Brasil este ano. Antes eu pensava em voltar só com 35 anos, mas a oportunidade apareceu e ela concordou comigo. Claro que fiquei com saudade da Grécia, que eu adorava, mas foi maravilhoso chegar aqui e voltar a falar português. Minha filha já está na escola, minha esposa já está adaptada. Estou muito feliz com a cidade e espero retribuir tudo dentro de campo.
O volante atleticano tem passagens pelas seleções Sub-20 e Sub-23 do Brasil. Pela principal, Dudu Cearense disputou 12 partidas e não esconde que sonha voltar a vestir a camisa amarela.
- Tracei meus objetivos. O primeiro deles já cumpri, que era voltar ao Brasil. Tenho outros pela frente. Vamos por etapas. Quando se fala em Seleção Brasileira, é difícil voltar rápido. Não é bem assim. É o trabalho que você faz dentro da sua equipe, tem a resposta dentro do campeonato. Eu penso em seleção sim, não vou mentir. Estou trabalhando muito pra isso, espero fortalecer o Atlético-MG com minha qualidade, minha força e deixar o Atlético-MG lá em cima, brigando pelo título, que há muito tempo não conquista.
Dudu Cearense, jogador do Atlético-MG (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)Volante atuou na Grécia, Japão e Rússia
 
Experiência de vida

Mais do que o vasto currículo no futebol internacional, Dudu Cearense valoriza a experiência que adquiriu ao conviver de perto com culturas tão diferentes como a grega e a japonesa, por exemplo, e diz ter aprendido lições que vai levar por toda a vida.

- Tem muitas histórias. Se eu for contar aqui, a gente passa o dia inteiro conversando sobre as experiências que eu tive. Foi muito bom e muito gratificante na minha vida. Não só como atleta, mas como homem também. Você aprende muitas coisas. Aprende a dar mais valor à família, aos amigos, à sua casa e a outros detalhes. Tem coisas que faço hoje, que na Europa eu não podia fazer. Você viver isso e saber discernir as coisas e colher o melhor pra você é muito bom. Você cria experiência e maturidade. Antes eu era muito ansioso e nervoso. Aprendi com minhas deficiências e defeitos. Cresci como homem e agradeço a Deus pela experiência que tive. Espero passar tudo isso para minhas filhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário