16 de julho de 2011

Santos x Atlético-MG terá encontro de dois amigos: Muricy e Dorival


Treinador santista é um dos principais responsáveis pelo início da carreira do comandante atleticano como técnico, no Figueirense, em 2003

montagem Muricy Ramalho Santos Dorival Junior Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM) 
Muricy e Dorival: amigos só até a hora da bola rolar

O confronto entre Santos e Atlético-MG, neste sábado, às 21h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pela décima rodada do Brasileirão, colocará em lados opostos dois amigos. O comandante santista Muricy Ramalho é um dos responsáveis pelo início da carreira do atleticano Dorival Júnior como treinador, quando ambos trabalharam juntos no Figueirense, em 2002.


Foi Muricy quem convenceu o amigo a deixar de lado a ideia de trabalhar como gerente para assumir a função à beira do campo. Em 2003, o atual técnico do Peixe deixou o Figueira para assumir o Internacional, e recomendou Dorival para assumir o posto. Foi o início da trajetória do ex-volante palmeirense como treinador. Os caminhos de ambos, no entanto, já haviam se cruzado antes. Em 1999, como técnico do Botafogo-SP, Muricy comandou Dorival, que na ocasião se preparava para pendurar as chuteiras.

Logo após conquistar a Taça Libertadores deste ano, o santista recebeu um telefonema do amigo, que queria cumprimentá-lo pelo título.

- O Dorival, além de ser um grande profissional, é um amigo. Esse título da Libertadores tem participação dele - comenta Muricy, lembrando que foi Dorival quem montou e comandou a equipe santista campeã paulista e da Copa do Brasil no ano passado.

Por 90 minutos e mais os acréscimos, porém, os dois deixarão a amizade de lado para tentar melhorar as posições de suas equipes no Brasileirão. O Atlético, com 11 pontos, está na 13ª colocação. Após sofrer três goleadas consecutivas (1 x 4 para o Flamengo, 0 x 4 para o Internacional, e 0 x 3 para o Ceará), o Galo venceu o América-MG, por 2 a 0, no último domingo, e deu uma respirada. Já o Santos, com a derrota por 3 a 0 para o Palmeiras, também no  domingo, estacionou no 16º lugar, apenas um à frente da zona de rebaixamento, com oito pontos.

O Bolg CNN do GALO mostra a partida AO-VIVO com Links exclusivos.
header o que esta em jogo

Santos: precisa voltar a vencer para tentar se distanciar da zona de rebaixamento. Apesar de ter dois jogos a menos que a maioria de seus concorrentes, o Santos vem marcando passo: em sete jogos, duas vitórias, dois empates e três derrotas.

Atlético-MG: com a vitória de domingo passado, no clássico com o América-MG, o Atlético-MG deixou a zona de rebaixamento e busca uma vitória para confirmar a reabilitação prometida pelos jogadores e pelo técnico Dorival Júnior. Antes dos 2 a 0 na rodada passada, o Galo tinha ficado seis jogos sem vencer.
header as escalações 2

Santos: são seis desfalques: Elano, Paulo Henrique Ganso e Neymar, que estão com a Seleção Brasileira, Edu Dracena, Adriano e Alex Sandro, machucados. O lateral-esquerdo Léo, com uma sinusite, ainda é dúvida. Por outro lado, o técnico Muricy Ramalho poderá contar com o atacante Borges, que não treinou durante a semana, por causa de dores musculares, mas já está recuperado. O lateral-direito Leandro Silva, apresentado na última quinta-feira, foi relacionado e pode até iniciar a partida. O volante Danilo e o meia Felipe Anderson, liberados da Seleção Brasileira sub-20, estão à disposição, mas só o primeiro será titular. A escalação provável: Rafael, Leandro Silva (Léo), Bruno Rodrigo, Durval e Pará; Arouca, Possebon, Danilo e Diogo; Rychely e Borges.

Atlético-MG: o técnico Dorival Júnior, salvo raras exceções, não faz mistério. E, desta vez, não foi diferente. Os titulares do Galo estão confirmados desde quinta-feira, quando ele testou, pela primeira vez, Toró no lugar do suspenso Richarlyson. O time que entra em campo neste sábado terá Giovanni (pela terceira vez consecutiva como titular); Patric, Réver, Leonardo Silva e Guilherme Santos; Toró, Serginho, Caio e Daniel Carvalho; Magno Alves e Jônatas Obina.

header pendurados (Foto: arte esporte)



Santos: Bruno Rodrigo

 

Atlético-MG: Dudu Cearense, Guilherme, Leonardo Silva e Serginho
header fique de olho 2

Santos: com as principais estrelas da equipe servindo à Seleção Brasileira, Arouca assume a responsabilidade de ser a referência da equipe alvinegra. Tem liberdade para chegar à frente e armar jogadas.

Atlético-MG: autor de um dos gols na vitória em cima do América-MG, o atacantes Jônatas Obina promete ser um dos destaques do time comandado por Dorival Júnior.

header o que eles disseram

Muricy Ramalho, técnico do Santos: "Temos de começar a somar pontos, pois o pessoal da frente está se distanciando. Está dificil para o Santos disputar o título, mas vamos seguir acreditando."
Dorival Júnior, técnico do Atlético-MG: "Quero que a equipe continue apresentando essa mudança de comportamento que teve, principalmente, na última partida, e que foi a tônica da equipe ao longo do ano. Isso é o principal e, talvez, tenha sido o maior ganho da nossa equipe nessa última apresentação. Logicamente que, pontuando, você vai se aproximando e tentando resgatar aquela posição em que nós estávamos anteriormente".


header números e curiosidades

* Em Campeonatos Brasileiros, Santos e Atlético-MG se enfrentaram 44 vezes. O Galo leva vantagem no retrospecto, com 18 vitórias, contra 13 do Peixe. Foram 13 empates.
* Na Vila Belmiro, foram 12 jogos em Brasileiros, com cinco vitórias, santistas, cinco empates e duas vitórias atleticanas.
* Nos 44 jogos disputados até o momento, foram marcados 118 gols, média de 2,7 por partida.

 
header último confronto v2



Santos e Atlético-MG se enfrentaram pela última vez no dia 6 de novembro do ano passado, pelo segundo turno do Brasileirão. O jogo, disputado em Sete Lagoas (MG), terminou 2 a 2 e foi marcado pelo reencontro entre Neymar e Dorival Júnior. Duas semanas antes, o treinador havia sido demitido do Peixe por ter se recusado a escalar o jogador no clássico contra o Corinthians, pois foi xingado pelo craque durante confronto contra o Atlético-GO. A diretoria santista havia afastado Neymar da partida contra o Guarani e determinou que ele voltaria contra o Timão. Dorival achou a suspensão muito branda, tentou barrar o astro e acabou levando cartão

Um comentário: