12 de fevereiro de 2011

Cruzeiro e Atlético-MG fazem clássico tira-teima


Nos sete jogos longe de Belo Horizonte, cada clube tem duas vitórias no restrospecto

 Com as obras do Mineirão a todo vapor, o clássico entre Cruzeiro e Atlético será disputado, pela oitava vez, fora de Belo Horizonte. Mais do que a tradicional rivalidade, o duelo desta tarde será uma espécie de tira-teima entre os dois clubes.

 Nas partidas fora da capital, cada time soma duas vitórias e há ainda três empates. O primeiro confronto longe de BH foi um amistoso em Brasília, no ano de 1960, para comemorar a inauguração da cidade: empate por 2 a 2. Mais de 45 anos depois, um novo duelo longe da capital deu início a série de jogos em Ipatinga. Em 1996, o Galo bateu a Raposa por 2 a 1, pelo Campeonato Mineiro.
Pela Copa Sul-Minas de 2001, os arquirrivais voltaram a duelar no Ipatingão e empataram em 1 a 1. Cinco anos mais tarde, outro empate no mesmo estádio, desta vez sem gols, novamente pelo torneio estadual. O clássico se tornou internacional em 2009, no Torneio de Verão, disputado no Uruguai: vitória celeste por 4 a 2.

Em 2010, Sete Lagoas entrou na história dos confrontos entre Raposa e Galo. Na Arena do Jacaré, o Cruzeiro venceu por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. No segundo turno da competição, o Atlético deu o troco, desta vez em Uberlândia, e saiu vitorioso.
Quem vencer hoje vai assumir a supremacia dos clássicos disputados longe da capital.

Divergência histórica

Cruzeiro e Atlético frequentemente divergem sobre os números gerais do confronto.
O Galo se baseia em um retrospecto que leva em conta todas as partidas entre os times, incluindo jogos com equipes juniores e mistos em partidas não oficiais. A Raposa, ao contrário, não contabiliza esses números.

Dentro desta confusão, está uma partida em Ipatinga, no ano de 1987, que não entra na conta dos jogos fora de Belo Horizonte.
Segundo os números atleticanos, o clássico já foi disputado 467, com 189 vitórias do Galo, 34 a mais do que a Raposa, ainda com 123 empates.
De acordo com o Cruzeiro, entretanto, foram 448 clássicos, com 175 vitórias atleticanas, apenas 21 a mais do que o clube celeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário