8 de fevereiro de 2011

Vistoriadores da Fifa visitam Cidade do Galo nesta terça-feira


Uma equipe técnica do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 está em BH para avaliar os campos colocados à disposição para treino das seleções nas vésperas dos jogos do Mundial. Depois de análises dos gramados e instalações dos oito concorrentes, serão escolhidos três. A vistoria prosseguirá nesta terça-feira e, até o fim do ano, devem ser anunciados os locais aprovados.


Na manhã desta segunda-feira, foram visitados os centros de treinamento do Cruzeiro (Toca da Raposa I e II) e, à tarde, a equipe esteve nos estádio Baleião e Independência. Nesta terça, as visitas serão nos campos da PUC Minas e do UNI-BH e nos CTs Lanna Drummond e Cidade do Galo.

A equipe técnica é composta por um especialista em gramados e outro em instalações de estádio, além do gerente de Competições do Comitê Organizador da Fifa, Frederico Nantes. Os dois técnicos fazem vistorias minuciosas, observando desde a acidez do solo e o teor de argila do campo até questões relacionadas à localização, iluminação e oferta de internet.

Concluídos os trabalhos, um relatório será elaborado com a pontuação de cada característica do local. O documento será repassado aos comitês regionais com retorno sobre as adequação necessárias para que o local esteja na lista de concorrentes. No Brasil, serão escolhidos 36 centros de treinamento, sendo três por cidade-sede – um para cada equipe e um terceiro reserva. “Mesmo as equipes que não estiverem baseadas em BH, vão usar os campos para treinar às vésperas das partidas”, afirma o presidente do Comitê Municipal Executivo da Copa’2014, Thiago Lacerda.

Ainda este ano, devem ser selecionados 90 centros de treinamento de seleções em todo o país, onde as delegações se instalarão um mês antes do início dos jogos. Em BH, os ct's de América, Atlético e Cruzeiro concorrem também a uma vaga para abrigar as seleções, mas a definição só sai a poucos meses do início do Mundial, depois de encerradas as eliminatórias, enquanto a dos campos oficiais termina daqui a cerca de seis meses.

Um cardápio dos 90 centros de treinamento será elaborado pela Fifa e entregue para que as seleções façam a escolha. Diferentemente das duas últimas edições da Copa – Alemanha’2006 e África do Sul’2010 –, a expectativa é que os campos oficiais de treinos sejam muito usados em 2014, tendo em vista o tamanho do Brasil e a distância entre as cidades-sede. Por isso, o deslocamento das seleções deve ser feito com antecedência, para que os jogadores se acostumem com clima, altitude e outras características da cidade.

As visitas aos centros de treinamento candidatos para disputa vai até março. Além de BH, os técnicos já estiveram em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o cronograma, ainda este mês serão vistoriados candidatos de Salvador (13 e 14/2); Brasília (15 e 16/2); Cuiabá (17/2); Manaus (26, 27 e 28/2). No próximo mês, as paradas serão em Recife (12 e 13/3); Natal (14/3) e Fortaleza (15 e 16/3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário