18 de maio de 2011

Galo invicto em estreias no Brasileirão



Desde 2003, quando competição adotou sistema de pontos corridos, time mineiro não foi derrotado na primeira rodada

Werley, do Atletico Mineiro (Foto: Gil Leonardi) 
 
O Atlético costuma ser pé quente em suas estréias no Campeonato Brasileiro. Diante do xará paranaense, neste sábado, às 18h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, os jogadores terão a missão de manter o time alvinegro invicto na primeira rodada, fato que na era dos pontos corridos se tornou uma rotina para o clube mineiro.

Desde 2003, quando o Brasileirão deixou de ser realizado no sistema de mata-mata e passou a ser disputado com turno e returno e o campeão sendo o time de melhor campanha, jamais o Galo saiu de campo derrotado na estreia. Em sete oportunidades – em 2006 disputou a Série B Nacional – são quatro vitórias e três empates.

Ainda que o resultado final não tenha sido o esperado pelos torcedores, pelo menos começar a competição nacional de forma positiva é uma constante. Duas vitórias se, destacam como mais convincentes nas últimas temporadas, sendo que uma delas trás lembranças razoáveis e a outra ninguém gosta nem de resgatar do passado.

Logo no primeiro ano, 3 a 0 sobre o Corinthians, em São Paulo. Naquela oportunidade, o Atlético terminou o Brasileirão em sétimo lugar, sua melhor posição nos pontos corridos, igualada mais tarde, em 2009. Porém, o 4 a 1 sobre o Figueirense, no Mineirão, em 2005, de nada adiantou, já que no fim o clube caiu para a Segundona.

Apesar de a primeira partida não dizer muita coisa em relação ao futuro na competição, será muito importante que o Galo comece com um bom resultado diante de seus torcedores para apagar o mais rapidamente possível da memória a perda do título mineiro deste ano para o arquirrival Cruzeiro.

Por falar em estreia, o time comandado pelo técnico Dorival Júnior poderá ter caras novas já no primeiro jogo do campeonato. Contratados neste ano, mas sem poder jogar o Mineiro pelo prazo de inscrição, os volantes Dudu Cearense e Gilberto, além dos atacantes Guilherme, Marquinhos e Jonatas Obina vivem essa expectativa.

– Perdermos o título, mas não podemos perder a filosofia de trabalho. Acho que nossa equipe está muito fortalecida, vim para acrescentar a esse grupo que é jovem e bastante ambicioso – disse Dudu.

DOIS DA ÚLTIMA ESTREIA: A estreia do Atlético no Campeonato Brasileiro deste ano mostra uma equipe praticamente toda nova em relação à que enfrentou o Vasco na primeira rodada da competição nacional da temporada passada. A reformulação foi grande.

Dos jogadores que estiveram em campo na vitória por 2 a 1 sobre o time cruzmaltino, no Mineirão, apenas dois jogadores continuam no clube: o zagueiro Werley e o lateral-esquerdo Leandro, que inclusive, podem jogar contra o Atlético-PR, já que Leonardo Silva está suspenso e Guilherme Santos lesionado.

No triunfo do ano passado, o time teve: Aranha, Coelho, Jairo Campos, Werley e Leandro; Zé Luís, Correa, Fabiano e Ricardinho; Muriqui e Diego Tardelli. Os gols daquele confronto foram anotados por Ricardinho, atualmente sem clube, e Muriqui, que atua no futebol chinês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário